quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ERASMUS?

Buona sera!

Bem, apercebi-me que fora da Europa as pessoas não sabem o que é o ERASMUS. Fico eu para aqui a escrever textos intermináveis sobre o assunto, e alguns nao entendem nada.

Para quem não sabe ERASMUS é um programa de estudos europeu, em que os alunos da maior parte das universidades têm oportunidade de estudar em outro país (apenas dentro da União Europeia), durante um semestre ou dois.
Na maior parte das vezes, as faculdades ajudam com uma bolsa de estudos (que vai depender do país, da universidade, cadeiras feitas, notas,...) mas que na verdade é mesmo só uma "pequeníssima ajuda", visto que se dividirmos pelos meses que ficamos fora, nao paga sequer a renda do quarto.

Enfim, mas qualquer ajuda é sempre bem vinda! A verdade é que durante o tempo que passamos fora, o aproveitamento do curso não é tao bom, visto que as aulas são leccionadas numa língua que não é a nossa (na maioria dos casos), no entanto temos a oportunidade de conhecer uma nova cultura, crescer pessoalmente e a cima de tudo aprender uma nova língua. Essa foi mesmo a principal razão pela qual eu escolhi Itália para meu destino.

Apercebi-me hoje que na Sexta-feira faz um mês que estou aqui, e é impressionante como o tempo passa rápido.
Começaram as aulas de italiano, são quarenta e oito horas ao todo, mas em cada duas é uma avalanche de informação. Acho que por este andar é sim possível que daqui a seis meses já me possam confundir com uma " ragazza italiana". :P

Piazza Venezia - Roma


Considerações sobre Roma 5:

- o italiano não é mesmo nada tão fácil como parece
- a gramática tem milhares de excepções, o que torna tudo muito mais difícil
- voltei a sentir que estou no primeiro ano a aprender a dizer cadeira, mesa, caneta... :P
- também estou a matar saudades da escola primária, quando tinha muitos "Trabalhos para Casa"
- cuidado a comprar água. A embalagem da água com gás é igual á normal.
- em roma não há pastelarias. Há diversos tipos de lugares onde vendem pizza, por isso quando te apetecer uma torrada, esquece. Come pizza! :P



Ciau!

Sem comentários:

Enviar um comentário